Ampliação do horário do comércio e Polos de Desenvolvimentos Regionais pautam encontro de empresário com o Governo de SP

31 de dezembro de 1969

A ampliação do horário de abertura do comércio de 6 horas para 8 horas durante a Fase Amarela do Plano SP foi um dos assuntos apresentados pelo presidente da Investe SP, Wilson Mello, durante a reunião com empresários do LIDE realizada na última terça-feira, 18 de agosto. A medida seria uma forma de reduzir aglomerações durante as compras.

“Essa medida, ainda em estudo, valeria tanto para comércios em lojas e shoppings quanto para bares e restaurantes. Além disso, eventos culturais nos quais o público permaneça sentado, sem consumo no local, estão liberados após 28 dias em estabilidade na Fase Amarela”, afirmou Mello.

Entre outros assuntos debatidos na reunião com Comitê Extra de Empresários, o presidente da Investe SP comunicou a liberação do subsídio para o setor Agro para a contratação de seguro contra o risco de negócio. Foram liberados R$26 milhões que, somados ao volume anterior, contabilizam R$ 51 milhões para o setor.

O projeto de lei com a proposta da Reforma Administrativa no Estado, que extingue 11 estatais, institutos e ONGS também foi apresentado aos empresários, que tiveram ainda a oportunidade de debater sobre o Polos de Desenvolvimento São Paulo, um estudo que aponta as vocações regionais do Estado de São Paulo para que possam ser desenvolvidas ações de fomento, apoio, além de matrizes de exportação.

“Estamos trabalhando junto aos empresários para corrigir possíveis distorções e contribuir para o desenvolvimento do Noroeste Paulista”, afirma Marcos Scaldelai, presidente do LIDE Rio Preto. “Nossa região tem várias vocações que precisam ser destacadas e beneficiadas pelas ações previstas pelo Governo de São Paulo.”

Foram mapeados 12 Polos de Desenvolvimento e criados seis pilares para otimização de políticas públicas para simplificação tributária e regulatória, financiamento competitivo, infraestrutura e serviços, entre outros.

Covid-19

Mello destacou durante o encontro on-line a estabilidade e o avanço das regiões no Plano SP. “Apesar das regiões de Franca e Registro continuarem no Vermelho, elas estão com viés da Fase Laranja. Já a Capital está com uma situação bem mais confortável, o que nos leva a crer que é possível sim entrarmos na Fase Verde”.

O presidente da Investe SP explicou as mudanças por parte do Ministério da Saúde na contagem dos óbitos, incluindo pessoas que não foram testadas mas tiveram os sintomas da Covid-19.

A reunião com o Comitê Extra de Empresários, formado por filiados LIDE Rio Preto, LIDE Campinas, LIDE Santos e LIDE Ribeirão Preto, acontece semanalmente com Wilson Mello, que atua como interlocutor do grupo junto ao governador João Doria e seus secretários.