Tecnologia é o principal assunto do 2º Encontro de Agronegócio LIDE Noroeste Paulista

31 de dezembro de 1969

Tendo a tecnologia como principal assunto e grande impulsionador da produtividade do agronegócio, o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, participou na última terça-feira, 24, do 2º Encontro de Agronegócio LIDE Noroeste Paulista.

“A tecnologia deve unir o agricultor. Ela é sem dúvida o grande salto, a grande revolução do agro”, afirmou Junqueira durante sua participação.

De acordo com o secretário, atualmente mais de 70% das propriedades rurais do Brasil não têm internet, um grande desafio para a modernização do campo.

Além da análise de Junqueira sobre o agronegócio paulista, filiados e convidados puderam conhecer novas tecnologias e metodologias com Luiz Fernando Schmitt, diretor de Novos Negócios e Marketing do grupo Kimberlit; Marcelo Cosentino, vice-presidente de Segmentos da TOTVS; e Tiago Aleixo, gerente de Serviços e Tecnologia Agrícola da Coopercitrus.

Schmitt reforçou a importância de uma análise precisa dos dados coletados para contribuir com o aumento de produtividade, escolha dos melhores insumos e redução de custos. “O dado não é o mais importante. O mais importante é o que faço com ele”, afirmou.

Aleixo apresentou metodologias e equipamentos utilizados pelos cooperados, além de apresentar novas soluções criadas pela Coopercitrus para o agronegócio. “A tecnologia precisa integrar o produtor e não criar uma barreira. Estamos sempre trabalhando para que essa barreira seja cada vez menos”, disse o gerente de Serviços e Tecnologia Agrícola da Coopercitrus.

“O grande segredo para a modernização do campo é ter produtos e softwares que possam se conectar e apoiar o agricultor”, afirmou Cosentino ao reforçar que os dados devem ser captados e analisados de forma a contribuir com o agronegócio.

“Hoje tudo está interligado ao agronegócio. Os avanços tecnológicos nesta área são fundamentais. Os empresários precisam estar atentos ao que a tecnologia oferece para fortalecer ainda mais a economia do Noroeste Paulista e hoje estamos contribuindo para que essa informação atual e muito importante chegue até nossos filiados”, explicou Marcos Scaldelai, presidente do LIDE Noroeste Paulista.

O ex-ministro da Agricultura Antonio Cabrera Mano Filho foi homenageado durante o evento por sua grande contribuição ao agronegócio brasileiro. “Minha palavra é sempre de agradecimento e nosso sentimento precisa ser de gratidão”, afirmou.

Realizado em formato híbrido, o evento recebeu um número reduzido de filiados respeitou todas as medidas sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde e Prefeitura de São José do Rio Preto e foi transmitido ao vivo no Canal do Youtube LIDE Noroeste Paulista.