Prefeituras da região se unem para alavancar o empreendedorismo

16 de agosto de 2021

Prefeituras da região Noroeste Paulista foram incentivadas a adotar uma série de projetos de fomento ao empreendedorismo, incluindo ações para crianças e adolescentes, durante o lançamento do Programa de Incentivo ao Empreendedorismo do Noroeste Paulista, idealizado pelo LIDE Noroeste Paulista, com apoio do Sebrae e FGV.

O programa, lançado na última sexta-feira, 13, inclui Políticas Públicas, Movimento para Liberdade Econômica e Ações Locais e Regionais. Secretários de Desenvolvimento e representantes das dez maiores cidades da região – São José do Rio Preto, Araçatuba, Fernandópolis, Catanduva, Olímpia, Mirassol, Penápolis, Votuporanga, Birigui e Andradina – participaram do encontro.

“Quero reiterar o compromisso de São José do Rio Preto com o desenvolvimento regional e propor que nós estejamos cada vez mais unidos em favor deste desenvolvimento”, afirmou Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto. “Para a fixação das pessoas na cidade, no campo, que sejamos uma região de oportunidades para os jovens para que nós tenhamos não só o presente mas, sobretudo, perspectiva futura.”

Entre os programas disponíveis para as prefeituras estão “Empreenda Rápido”, “Jovens Empreendedores”, “Programa Sebrae Enfrentar”, “Empreenda”, “Descomplique”, entre outros. “Queremos trabalhar uma proposta e um calendário único com custo zero para as prefeituras, sendo o Sebrae responsável por implementar os cursos”, afirma a gerente regional do Sebrae, Iorá Arantes.

“Foi um momento histórico. Presenciar essa a união dos setores público e privado pensando em soluções conjuntas para beneficiar quase dois milhões de habitantes do Noroeste Paulista é algo que buscamos e hoje demos um passo importantíssimo nessa jornada”, disse Marcos Scaldelai, presidente do LIDE Noroeste Paulista.

Pra frente Noroeste

Criado para fortalecer parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para tornar a região ainda mais produtiva, competitiva e preparada para receber investidores, o projeto “Pra Frente Noroeste” reúne prefeitos, secretários municipais e empresários que se encontram desde o começo do ano para discutir temas como Turismo Integrado, Déficit no setor de Oncologia, Porto Seco, Município Verde Azul, Smart Cities, Educação Conectada, Impacto Reformas, Novo Aeroporto e Desfavelamento.

Todos os dez temas propostos pelos empresários compõem o Termo de Compromisso assinado pelos prefeitos das principais cidades do Noroeste Paulista, que assumiram o compromisso de avançar conjuntamente para resolver gargalos que impedem o desenvolvimento regional.

Data Divulgação 16 de agosto de 2021